Dicas para maximizar os apoios comunitários

O Executivo quer acelerar o investimento em Portugal. Os fundos comunitários são a solução, por isso há algumas formas para maximizar os apoios de Bruxelas.

Tem um projeto e pretende apoios comunitários para realizar o investimento? Sabia que pode obter um incentivo superior ao que seria normal? Há alguns truques que pode pôr em prática.

  1. Se estava a pensar realizar o seu investimento em 2017 ou até 2020, mas tiver condições para antecipar os seus planos para este ano isso poder-lhe-á valer uma majoração de 10% do incentivo reembolsável.
  2. Se no contrato assinado com as autoridades de gestão, o ano previsto do investimento for 2016, e se conseguir que “a realização efetiva” do projeto se faça este ano, então a majoração do incentivo reembolsável é de 7,5%. E como é que isto se calcula? Simples. Com base mo investimento concretizado este ano que exceda 50% do programado para este ano.

Os empresários também devem estar atentos para a eventual repetição de concursos como aquele que foi lançado em agosto, para projetos de execução rápida. O objetivo do Executivo é tentar acelerar o investimento, o que ajudará a criar novos postos de trabalho, mas também a melhorar as contas públicas. Assim, foi lançado um concurso específico no âmbito da inovação empresarial com uma dotação de 175 milhões de euros. Para serem elegíveis os projetos tinham de cumprir um prazo de realização do investimento de 12 meses, que poderiam ser prorrogados a 18 meses, em casos justificados, com, pelo menos, 20% a realizar até ao final de 2016. Houve 223 projetos que se candidataram, com um investimento de 440 milhões de euros.

É ainda de sublinhar que este acelerador de investimento também está disponível para os municípios com uma majoração de 10% para o investimento feito este ano e de 7,7% para o investimento realizado no primeiro semestre de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dicas para maximizar os apoios comunitários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião