Manchester United: Assim se gere a maior comunidade de fãs do mundo

Dizem ser "a maior fan base" do mundo inteiro. E um dos executivos do clube esteve no Web Summit para explicar como se gere uma comunidade de 650 milhões de apoiantes em 12 plataformas diferentes.

650 milhões de fãs. É o número avançado por Richard Arnold, do conselho de administração do Manchester United MANU 0,00% , que não faz por menos: trata-se da “maior fan base do mundo”, a do “melhor clube do mundo”, garantiu esta quarta-feira no Web Summit, em Lisboa.

Arnold explicou, em traços gerais, algumas das estratégias usadas pelo Manchester United na rede de 12 plataformas do clube, conciliando 20 idiomas diferentes. Porquê tantas línguas, em vez de se usar apenas o inglês? Desde logo, porque abordagens localizadas, como “falar a língua [nativa] dos fãs”, é uma forma de “melhorar o alcance” dos conteúdos, referiu.

O Facebook é, de longe, a maior plataforma social para o Manchester United, frisou Richard ArnoldFlávio Nunes/ECO

Sabe do que fala, não fosse o Manchester United um clube que soma anualmente três mil milhões de visualizações, só em conteúdos televisivos. Seja no pequeno ecrã, seja no ainda menor ecrã dos computadores e smartphones, Arnold deixou três qualidades que, disse, são a chave para conquistar público: ter autenticidade, apresentar as coisas com clareza e só partilhar conteúdo de qualidade.

Além disso, a universalidade também é importante. Por exemplo, no campo audiovisual, “80% dos televisores em todo o mundo podem aceder a um canal com conteúdos do Manchester United”. Há ainda uma revista para os adeptos e um website oficial apresentado em sete idiomas. Nas redes, junta mais de 130 milhões de conexões sociais, onde o Facebook tem maior peso. Tudo números adiantados pelo executivo do clube.

Em suma, gerir uma comunidade como a do Manchester United é uma questão de “ir ao encontro dos fãs onde eles estão”, “dar-lhes razões para voltar” e “tomar decisões com base nos dados”, reiterou. E para facilitar todo o processo “de chegar à liderança”, o que há a fazer é muito simples: “Ser um early adopter das plataformas que vão surgindo”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manchester United: Assim se gere a maior comunidade de fãs do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião