Gasóleo baixa 1,2 cêntimos por litro após revisão do ISP
Não, não é a atualização semanal do preçário. Mas vem aí uma baixa no preço do gasóleo em 1,2 cêntimos por litro no consumidor final, na sequência da revisão trimestral do ISP. Gasolina mantém-se.
Apenas o imposto sobre gasóleo vai registar uma descida em um cêntimo por litro, enquanto a taxa sobre a gasolina vai ficar inalterada, de acordo com a atualização trimestral do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) anunciada esta segunda-feira pelo Ministério das Finanças. Contas feitas, para o consumidor final, o litro do gasóleo vai ficar 1,2 cêntimos mais baixo.
Segundo justificou o Ministério, a variação do preço de referência dos combustíveis justifica uma redução do ISP de um cêntimo na gasolina e de dois cêntimos no gasóleo. Porém, “uma vez que, em maio, já tinha sido concretizada a redução de um cêntimo na gasolina e no gasóleo, decidiu-se agora manter aquela redução na gasolina e reduzir adicionalmente um cêntimo da taxa sobre o gasóleo“, explica comunicado das Finanças.
O ISP subiu seis cêntimos nos primeiros meses do ano. Ainda assim, o aumento da carga fiscal sobre os produtos petrolíferos, que fez disparar o valor dos combustíveis no consumidor, trouxe o compromisso de uma revisão regular do imposto mediante uma variação de 4,5 cêntimos do preço de referência.
Agora, com a última revisão trimestral hoje divulgada, enquanto o preço do litro do gasóleo no consumidor final vai sofrer uma redução de 1,2 cêntimos, o litro da gasolina ficará inalterado nos postos de gasolina.
A 7 de novembro, para abastecer o seu automóvel com gasolina simples pagava 1,397 euros por litro, enquanto o litro de gasóleo custava 1,176 euros.
(notícia atualizada às 20h17)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gasóleo baixa 1,2 cêntimos por litro após revisão do ISP
{{ noCommentsLabel }}