Motor da economia europeia abranda

O crescimento económico da Alemanha abrandou no terceiro trimestre para o ritmo mais lento num ano. Más notícias para a Europa.

A maior economia europeia abrandou no último trimestre. Registou o ritmo de crescimento mais lento do último ano, o que é um sinal negativo para a frágil recuperação da Zona Euro, sustentando o programa de estímulos do Banco Central Europeu.

Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) do motor da Europa cresceu 0,2%, em termos ajustados à sazonalidade, revelou esta terça-feira o instituto público de estatísticas da Alemanha. Este ritmo de crescimento compara com os 0,3% estimados por uma sondagem da Bloomberg realizada junto de economistas, e segue-se a uma expansão de 0,4% registada no segundo trimestre deste ano. O crescimento foi de 1,7% face há um ano.

Trata-se de uma má notícia para uma Europa, atendendo a que a evolução da economia liderada por Angela Merkel é o motor da Europa, já de si a braços com um frágil crescimento. Hoje serão também divulgados os dados para o PIB da Zona Euro.

O crescimento económico da Alemanha no terceiro trimestre foi sustentado sobretudo pela procura doméstica, já que tanto os gastos públicos como os privados aumentaram, segundo o gabinete de estatísticas germânicos. Já as exportações contraíram ligeiramente, enquanto o investimento em equipamentos também recuou e a construção aumentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Motor da economia europeia abranda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião