Chineses do Novo Banco estão às compras na Europa

  • Rita Atalaia
  • 16 Novembro 2016

O Minsheng não quer apenas o Novo Banco. Os chineses estão à caça de oportunidades no setor financeiro europeu. Porquê a Europa? Os investimentos não são tão vulneráveis a questões políticas, dizem.

Os chineses do Minsheng estão às compras na Europa. O Novo Banco pode ser a porta de entrada, mas não vão ficar por aqui. A instituição chinesa está à procura de oportunidades no setor financeiro europeu e aposta num reforço da relação da China com a Europa.

“Passamos algum tempo na Europa. E não consideramos que os investimentos sejam tão vulneráveis a questões políticas“, diz Wang Ren, CFO do China Minsheng Financial, à Reuters. Em relação ao Novo Banco, que o Estado está a tentar vender após um resgate em 2014, o responsável não quer dar mais detalhes sobre a oferta dos chineses.

O Novo Banco tem vários interessados. No início de outubro, o Minsheng juntou-se a este grupo composto pelo Banco Comercial Português, BPI e por três fundos norte-americanos.

"Passamos algum tempo na Europa. E não consideramos que os investimentos sejam tão vulneráveis a questões políticas”

Wang Ren

CFO do China Minsheng Financial

O Minsheng também não quis especificar possíveis aquisições ou em que países estará à procura de oportunidades. Wang refere que o reforço da presença de empresas chinesas na Europa é uma oportunidade para se expandir para a região através da compra de financeiras. “Quando olhamos para os números, há mais de 200 pequenas e médias empresas alemãs que foram compradas pelos chineses”, explica o CFO, acrescentando que o banco chinês pode usar a base de depósitos do Novo Banco para se expandir para outros países europeus.

O ECO avançou que o BPI e o BCP apresentaram uma proposta para a compra do Novo Banco que, contudo, não deverá cumprir o caderno de encargos estipulado pelo Banco de Portugal. O Minsheng terá também apresentado uma proposta firme, se bem que neste caso para o procedimento de venda em mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses do Novo Banco estão às compras na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião