Novo Banco: CMVM pede esclarecimentos a BPI e BCP

  • Lusa
  • 7 Novembro 2016

O regulador do mercado de capitais pediu esclarecimentos ao BPI e ao BCP a propósito do processo de venda do Novo Banco.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) solicitou esclarecimentos ao Banco BPI e ao BCP devido às notícias que dizem que ambas as entidades apresentaram propostas finais para a compra do Novo Banco.

Como o BPI e o BCP são cotados na bolsa de Lisboa, e está em causa informação relevante, a Lusa questionou o supervisor sobre a matéria, tendo fonte oficial da CMVM confirmado que “foram pedidos esclarecimentos ao BPI e ao BCP a propósito do processo de venda do Novo Banco”.

De resto, a mesma fonte assinalou que este é o procedimento “habitual nestes casos”.

Na sexta-feira, o Banco de Portugal disse, em comunicado, que foram apresentadas cinco propostas finais para a compra do Novo Banco, sem revelar o nome dos candidatos.

“O Banco de Portugal recebeu cinco propostas no âmbito dos dois procedimentos de venda, Procedimento de Venda Estratégica e Procedimento de Venda em Mercado”, afirmou o regulador e supervisor bancário, acrescentando que será feita a análise das propostas “à luz dos critérios estabelecidos nos respetivos cadernos de encargos, divulgados no passado mês de abril”.

Segundo a imprensa, os candidatos à compra do Novo Banco que apresentaram proposta foram os bancos BCP e BPI e os fundos Apollo/Centerbridge, em parceria, e Lone Star, que apresentaram propostas no âmbito do processo de venda direta, e a ‘holding’ China Minsheng, que se propõem ser acionista do Novo Banco através da opção de venda em mercado.

Mas o BCP e o BPI, ambos cotados, não prestaram até ao momento qualquer informação ao mercado sobre esta operação, o que levou a CMVM a pedir-lhes esclarecimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: CMVM pede esclarecimentos a BPI e BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião