Ainda se lembra da Mossack Fonseca? Foi multada

Esta é a maior multa alguma vez imposta pelas autoridades das Ilhas Virgens Britânicas, após uma investigação de seis meses provocada pelas revelações do escândalo Panama Papers.

As Ilhas Virgens Britânicas multaram a Mossack Fonseca após um período de investigação de seis meses. Em causa estão oito ilegalidades cometidas pelo escritório de advogados especializado em criar offshores. A investigação resultou das revelações feitas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) no escândalo dos Panama Papers.

440 mil dólares. É este o valor da multa que os serviços financeiros reguladores das Ilhas Virgens Britânicas condenaram à operadora de offshores. Esta é a maior multa alguma vez imposta pelas autoridades daquele território, após uma investigação de seis meses, explica o Consórcio.

A Mossack Fonseca cometeu oito ilegalidades das leis de Anti-Money Laundering and Terrorist Financing e do Código de Regulação. Em causa estão falhas do escritório de advogados panamenho quanto à avaliação do risco dos clientes e a transparência dos documentos e identificações.

O caso Panama Papers baseou-se em 11,5 milhões de ficheiros que foram divulgados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação em abril deste ano. A investigação denunciou um sistema financeira secreto de criação de offshores, liderado pela Mossack Fonseca, com ligações diretas ao Panamá (onde era a sede do escritório), mas também às Ilhas Virgens Britânicas.

Esta é a quarta vez que a Mossack Fonseca é multada pelas autoridades das Ilhas Virgens Britânicas desde 2012.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ainda se lembra da Mossack Fonseca? Foi multada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião