Turismo vai criar um milhão de empregos em Portugal até 2026

A hotelaria nacional é hoje responsável por 60 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.

Se mantiver o atual ritmo de crescimento, o turismo vai ser responsável pela criação de um milhão de empregos em Portugal até 2026. Pelo menos, é para isso que apontam as previsão do Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

“Para aqueles que julgam que o turismo não deve ser fator determinante para o nosso desenvolvimento, quero lembrar que, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, a contribuição do turismo português para o PIB para o emprego e para o investimento é ainda inferior à média europeia”, disse Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), durante o discurso de abertura do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorre esta semana nos Açores.

E acrescentou: “O crescimento previsto para os próximos anos permitirá criar um milhão de empregos em Portugal até 2026, segundo a mesma fonte”.

Para já, este setor com um “relevo para o país que é escusado sublinhar” já está a contribuir de forma significativa para a economia nacional. Segundo Raul Martins, o investimento direto dos empresários da hotelaria representa mais de 16 mil milhões de euros em ativos imobiliários. Além disso, a hotelaria é hoje responsável por cerca de 60 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.

“Só nos primeiros nove meses do ano, o emprego na hotelaria cresceu cerca de 23% face ao ano anterior e responde por 21% dos postos de trabalho em todo o setor do turismo”, detalhou o presidente da AHP.

“Esta situação permite-nos reafirmar que o turismo pode ser considerado o motor da economia nacional“, disse ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo vai criar um milhão de empregos em Portugal até 2026

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião