Draghi: Recuperação económica dependente do BCE

  • Leonor Rodrigues
  • 18 Novembro 2016

Mario Draghi afirma que a economia na Zona Euro ainda está dependente do programa de estímulos do Banco Central Europeu. Em dezembro, os governadores vão decidir se prolongam este programa.

Mario Draghi já vê sinais de recuperação da economia. Mas, diz o presidente do Banco Central Europeu, essa recuperação continua “altamente dependente” dos estímulos monetários levados a cabo pela autoridade monetária da Zona Euro. Ou seja, sem o BCE, não é sustentável. E não puxará pela inflação.

“Mesmo havendo vários sinais positivos para a economia na Zona Euro, a recuperação mantém-se altamente dependente das condições financeiras que, por sua vez, dependem do apoio monetário”, afirmou Draghi em Frankfurt, na Alemanha.

O Conselho de Governadores vai decidir no dia 8 de dezembro se prolonga o programa de estímulos além de março do próximo ano, altura em que o programa deveria terminar. O BCE já comprou dívida que ascende os 1,7 biliões de euros e muitos economistas preveem que Mario Draghi prolongue o programa, dado que a inflação na União Europeia ainda se mantém abaixo do objetivo. Em outubro a inflação foi de 0,5%.

A avaliação do BCE quanto ao prolongamento do programa vai depender da existência de uma recuperação sustentável e se essa recuperação vai levar a inflação a superar os 1,5% no segundo trimestre de 2017. Independentemente do programa de compra de dívida: “a dinâmica da inflação tem de ser sustentável”, refere Draghi. A meta do BCE é de uma taxa de inflação de 2%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi: Recuperação económica dependente do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião