Há cada vez mais milionários em Portugal

  • Ana Luísa Alves
  • 22 Novembro 2016

A sétima edição do Global Wealth Report, divulgado pelo Credit Suisse, revela que o número de milionários em Portugal está a aumentar. Há mais 1.339 portugueses com mais de um milhão.

Está a aumentar o número de milionários portugueses. No espaço de apenas um ano, 1.339 passaram a ter mais de um milhão de dólares (940 mil euros) na conta, de acordo com o Credit Suisse Research Institute. São já mais de 50 mil os portugueses que entram no grupo dos milionários a nível mundial.

O número de milionários (designação atribuída a adultos com mais de um milhão de dólares) aumentou em 2,53% entre 2015 e 2016. São mais 1.339 indivíduos, sendo que atualmente existem 54.233 milionários, segundo a sétima edição do Global Wealth Report.

Quanto aos indivíduos com património superior a 50 milhões de dólares, contabilizam-se 209, e três destes têm mais de mil milhões de dólares.

Em Portugal, e segundo os dados do relatório do banco suíço, a riqueza média por adulto ascende a 77.113 dólares, o que significa um aumento de 1,35% em comparação com o ano passado, onde a riqueza média se situava nos 76.153 dólares.

Para os próximos cinco anos? O banco suíço estima que o número de milionários em Portugal aumente. Dados do relatório apontam para que existam no país 76.324 milionários em 2021.

Mais riqueza a nível mundial

É nos EUA que está o maior número de milionários. Este ano, 35 mil norte-americanos têm uma fortuna avaliada entre 50 milhões e 100 milhões de dólares, e 50 mil com mais de 100 milhões de dólares na conta. A riqueza aumentou em 1.796 mil milhões de dólares.

Em segundo lugar aparece a China, onde existem perto de cinco mil pessoas com uma fortuna entre 50 milhões e 100 milhões de dólares, e perto de 10 mil com mais de 100 milhões de dólares. Atrás do gigante asiático vem o Reino Unido, com o Brexit viu a sua riqueza diminuir 33.000 dólares para os 289.000 dólares por pessoa.

Segundo o relatório do banco suíço, houve um aumento de 1,4% da riqueza mundial, o que significa que este ano está nos 255.708 milhões de dólares. A região que mais viu aumentar a sua riqueza foi a da Ásia-Pacífico, que registou um aumento de 8,3%, o que significa que a riqueza desta região aumentou 4.117 mil milhões de dólares, face ao ano passado.

Dados do relatório estimam ainda que a riqueza global venha a aumentar 31% nos próximos cinco anos.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há cada vez mais milionários em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião