Milionários perdem 38 mil milhões com choque de Trump

Carlos Slim foi o milionário mais penalizado pelos mercados no seguimento da vitória de Trump. O mexicano perdeu em poucas horas mais de 9% da sua fortuna.

O colapso inicial dos mercados, em reação à vitória de Trump nas presidenciais norte-americanas, ceifou uma parcela considerável das fortunas dos homens mais ricos do mundo. De acordo com o índice de milionários da Bloomberg, as primeiras horas do dia de ontem roubaram o equivalente a cerca de 37,5 mil milhões de euros (41 mil milhões de euros) às maiores fortunas do mundo.

Carlos Slim, que possui a quinta maior fortuna do mundo e a maior do México, foi o milionário mais penalizado pelo pânico que inicialmente se instalou nos mercados financeiros. O milionário mexicano viu desaparecer 9,2% da sua fortuna, depois de o peso ter derrapado mais de 12% nas primeiras horas do dia.

O índice da Bloomberg quase que reverteu, nesse período, os cerca de 52 mil milhões de euros (57 mil milhões de dólares) amealhados pelos milionários no início desta semana, quando a expectativa dos investidores apontava para a vitória de Hillary Clinton.

Os dez milionários mexicanos mais ricos sofreram uma desvalorização combinada de cerca de seis mil milhões de euros (6,5 mil milhões de dólares) nas primeiras horas após o choque de Trump. Já os milionários norte-americanos que representam um terço da fortuna avaliada pelo índice de fortunas da Bloomberg, sofreram a maior perda em dólares: 9,3 mil milhões.

Em termos combinados, a riqueza líquida dos milionários considerados no índice caiu perto de 1%, para 3,7 biliões de euros (quatro biliões de dólares).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionários perdem 38 mil milhões com choque de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião