Isabel dos Santos confirma pedido para reforçar no BCP
A empresária angolana solicitou ao BCE a autorização para aumentar a posição. Pode superar os 20% no capital do banco que agora tem como maior acionista a Fosun.
A presidente da Sonangol, Isabel dos Santos, confirmou hoje que a petrolífera angolana pediu um reforço da participação no capital do banco português Millennium BCP, cujo maior acionista é agora o grupo chinês Fosun.
Isabel dos Santos falava em Luanda, em conferência de imprensa realizada na sede da empresa para abordar o momento difícil, em termos financeiros, que a petrolífera estatal angolana atravessa, fruto da quebra nas receitas.
“A participação da Sonangol no banco Millennium BCP continuará e foi efetuado um pedido de reforço da participação da mesma“, disse a presidente do conselho de administração da petrolífera angolana, sem concretizar valores.
A 9 de novembro, ainda antes da entrada da Fosun no capital do banco liderado por Nuno Amado, o ECO revelou essa mesma intenção. A Sonangol apresentou um pedido formal ao BCE para ter mais de 20% do capital do BCP.
A Fosun chegou a acordo para ficar com 16,7% do capital, mostrando disponibilidade para aumentar esta posição até 30%. Após esta posição, a Sonangol ficou com 14,87% do capital e, conjuntamente com a Inter-Oceânico (1,7%), os angolanos ficam com uma posição conjunta de 16,5%, quase idêntica à da Fosun.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Isabel dos Santos confirma pedido para reforçar no BCP
{{ noCommentsLabel }}