Angola: José Eduardo dos Santos vai mesmo sair

Os níveis de popularidade são os mais baixos de sempre e, por isso, uma situação semelhante à de 2002 onde José Eduardo dos Santos voltou atrás na sua palavra não deverá acontecer.

Pela primeira vez, José Eduardo dos Santos registou num documento escrito o nome do seu sucessor: chama-se João Lourenço, é o atual ministro da Defesa e um ex-comissário político das FAPLA, o antigo exército do MPLA. Apesar de não ser a primeira vez que o Presidente de Angola garante que não vai ser candidato, avança o Expresso, a existência de um documento aumenta a pressão no chefe de Estado Angolano.

As eleições do próximo ano não vão contar com José Eduardo dos Santos, quase quarenta anos depois de ter substituído Agostinho Neto como Presidente da Angola. O atual líder angolano reafirmou esta quarta-feira a vontade de deixar a presidência até ao final do próximo ano.

 

Esta sexta-feira há uma reunião do comité central do MPLA onde a questão será abordada. Ao Expresso, um antigo deputado do MPLA, Jacques dos Santos, afirma que o afastamento do Presidente, “desgastado como está”, é “a melhor decisão”. Os níveis de popularidade são os mais baixos de sempre e, por isso, uma situação semelhante à de 2002 onde José Eduardo dos Santos voltou atrás na sua palavra não deverá acontecer.

À contestação da população e ao aperto internacional, a saúde do próprio Presidente de Angola está débil. “Estou doente, já tenho o meu candidato e agora vocês que apresentem outros candidatos”, disse Eduardo dos Santos.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola: José Eduardo dos Santos vai mesmo sair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião