Avião despenha-se no Paquistão

  • ECO
  • 7 Dezembro 2016

Avião transportava 40 pessoas e fazia a ligação entre Chitral e Islamabad. Já foram recuperados 21 corpos e não se prevê descobrir sobreviventes.

A transportadora aérea paquistanesa anunciou hoje que um dos seus aviões desapareceu depois de ter levantado voo da região norte do país. O avião despenhou-se quando fazia a ligação entre Chitral e Islamabad e transportava cerca de 40 pessoas.

Segundo a Pakistan International Airlines (PIA), o avião despenhou-se às 16:42 na hora local (11:42 em Lisboa), perto da cidade de Havelian, a cerca de 125 quilómetros a norte de Islamabade.

O exército paquistanês informou, citado pela agência Reuters, que já foram recuperados 21 corpos nos destroços do avião, e testemunhas que estiveram no local do desastre afirmaram que não é previsível que sejam descobertos sobreviventes.

O ministro responsável pelo pelouro da aviação no Paquistão, Irfan Elahi, afirmou que o avião teve problemas mecânicos no motor, mas não avançou ainda mais informações nem confirmou que se tenha tratado da causa do acidente. Uma fonte oficial do governo disse à Reuters que testemunhas da queda do avião garantiram que este já estava em chamas quando atingiu o solo.

Ainda está em disputa quantas pessoas estariam a bordo do avião. A transportadora aérea informou que viajavam 48 pessoas, incluindo cinco tripulantes e um engenheiro, mas a Autoridade da Aviação Civil disse que eram 47.

Os critérios de segurança aérea do Paquistão são frequentemente questionados, já que os acidentes de avião não são acontecimentos raros. Em 2010, um avião de passageiros despenhou-se perto de Islamabade, levando à morte das 152 pessoas que transportava, e em 2012 um outro avião caiu na mesma região, matando os 127 passageiros. O último acidente da companhia aérea PIA foi em 2006, quando um avião caiu perto da cidade de Multan e matou 45 pessoas.

Notícia atualizada às 15.30 com a hora do acidente, o número de corpos encontrados e outras informações entretanto disponibilizadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avião despenha-se no Paquistão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião