Fed dita quedas em Wall Street

  • Leonor Rodrigues
  • 14 Dezembro 2016

Depois de tocarem máximos recorde, o S&P 500 e o Dow Jones encerraram a sessão em terreno negativo. O mercado já esperava uma subida dos juros da Fed, mas não o número de aumentos previstos em 2017.

Confirmou-se: a Fed subiu as taxas de juros. No entanto, os principais índices acionistas dos EUA recuaram. A subida dos juros era esperada, mas o banco central norte-americano surpreendeu os mercados ao aumentar a previsões para o número de subidas no próximo ano. A Fed prevê três aumentos dos juros.

Depois de Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos EUA, anunciar esta quarta-feira a já esperada subida das taxas de juro, o S&P 500 encerrou a sessão a desvalorizar 0,81% para os 2.253,29 pontos. O industrial Dow Jones também caiu 0,60% para os 19.792,39 pontos, depois de estar próximos da marca dos 20 mil pontos, e o Nasdaq afundou 0,50% para os 5.436,67 pontos.

O S&P 500 e o Dow Jones têm negociado em máximos históricos. Mas cederam os ganhos depois de o banco central dos EUA ter dito que prevê três subidas de 25 pontos base em 2017, e outras três em 2018. Na conferência de imprensa após a reunião, Janet Yellen classificou a decisão de subida dos juros como um “voto de confiança na economia”.

Hoje a Fed correspondeu às expectativas e subiu as suas taxas de juro em 25 pontos base. O Comité de Operações em Mercado Aberto deu o segundo passo no processo de normalização [da política monetária]“, diz o Commerzbank numa nota de research.

Trata-se da segunda vez nos últimos dez anos em que a entidade responsável pela política monetária dos EUA mexe no preço do dinheiro. A última foi em dezembro do ano passado. A medida já vinha a ser adiada ao longo de 2016, perante choques que surgiram, como a instabilidade no mercado chinês, a vitória do Brexit no referendo de junho e os receios em torno da possibilidade de Trump vencer as eleições presidenciais dos EUA. Mas acabou por ser essa vitória a levar a Fed a decidir avançar com a subida dos juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed dita quedas em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião