Vieira da Silva critica “quase paralisia na Europa”

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 15 Dezembro 2016

Para Vieira da Silva, estar sempre à espera da próxima eleição coloca a União Europeia num "processo de impasse prolongado".

O ministro do Trabalho entende que é preciso ultrapassar a “posição de quase paralisia” e não esperar por eleições para resolver problemas como o da dívida portuguesa.

É preciso ultrapassarmos um pouco essa posição de quase paralisia, ou semi-paralisia, porque este vai ter eleições, não se sabe como é que vai ser o resultado acolá”, afirmou Vieira da Silva, em entrevista à Antena 1.

Isto “significa termos a capacidade de, com quem está, poder trabalhar para reforçar a capacidade de intervenção dos instrumentos que a Europa dispõe para fazer face às crises“, explicou depois o ministro.

“Não podemos estar sempre paralisados à espera da próxima eleição porque senão a União Europeia terá um processo de impasse prolongado”, frisou o ministro, indicando, no entanto, que o “tema” não se cinge à dívida. “Diria de forma mais ampla, é o tema de criar condições para que Portugal possa recuperar economicamente no quadro europeu e no quadro de uma dívida que é uma dívida muito elevada. Acho que todos estamos a trabalhar para que essas condições se criem tão depressa quanto possível”, disse.

"Não podemos estar sempre paralisados à espera da próxima eleição porque senão a União Europeia terá um processo de impasse prolongado”

Vieira da Slva

Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Sccial

Vieira da Silva concorda, aliás, com o diagnóstico do PCP e Bloco de Esquerda. O que não significa concordar com as soluções propostas, salienta a notícia da Antena 1.

Ministro abre a porta a alterações laborais

Vieira da Silva admite reverter algumas medidas do anterior Governo na área do trabalho, notando que as relações laborais ficaram muito mais desequilibradas.

Colar as pontes aos fins-de-semana é uma possibilidade encarada, mas nunca na lei geral, diz.

Os partidos mais à esquerda e as centrais sindicais já pediram alterações à lei do trabalho, nomeadamente na área da caducidade das convenções coletivas. O Bloco de Esquerda também já apresentou as medidas que gostaria de ver revertidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira da Silva critica “quase paralisia na Europa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião