Trump deve 300 milhões de dólares ao Deutsche Bank

  • Leonor Rodrigues
  • 22 Dezembro 2016

A dívida está a gerar preocupação nos EUA. A dívida que o futuro presidente norte-americano tem com o maior banco alemão pode significar um conflito de interesses.

O recém-eleito presidente norte-americano está, mais uma vez, envolvido em polémica. Desta vez, a discussão é um possível conflito de interesses entre Donald Trump e o Deutsche Bank. Em causa está uma dívida de cerca de 288 milhões de euros (o equivalente a 300 milhões de dólares) do republicano ao banco alemão.

A reestruturação da dívida de centenas de milhões de dólares de Trump ao Deutsche Bank está a ser investigada pela Justiça dos EUA mas as reações não se fizeram esperar.

“Quando se tem um político a decidir sobre bancos aos quais deve muito dinheiro, isso é terrível”, afirma Richard Painter, advogado de ética, durante a presidência de George W. Bush, citado pela Bloomberg. “O governo dos EUA está a lidar com questões regulatórias e criminais com o maior banco de todos os tempos e, se ele [Donald Trump] deve muito dinheiro, pode existir um incentivo ao favorecimento”, acrescenta.

De acordo com uma fonte citada pela Bloomberg, o banco já está a tentar reestruturar a dívida para evitar qualquer conflito de interesses. No entanto, independentemente dos termos dessa reestruturação, vão refletir a futura relação entre o Deutsche Bank e um dos seus maiores clientes, o que preocupa os especialistas éticos.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Trump deve 300 milhões de dólares ao Deutsche Bank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião