Festas são… a família à mesa e esta receita de perdiz
Chef Maria Thomaz criou quatro receitas com sabor a Boas Festas para harmonizar com Bohemia puro malte.
Para Maria Fernandes Thomaz, a cozinha foi uma “questão logística”. Era designer mas, depois de se mudar de Óbidos para Lisboa, há dez anos, decidiu mudar de vida… ou melhor, de carreira. Quis a atividade das horas vagas — cozinhar em casa — tornar-se negócio de todos os dias.
“Nunca tive uma visão romântica da cozinha, a coisa do ‘desde pequena que gosto de cozinhar'”, confessa. “Em Óbidos geria uma pousada, tratava de tudo — alojamento, quartos e cozinha — e foi aí que comecei a enturmar-me, fazendo o que uma dona de casa faz… mas bom”, brinca.
Um dos alimentos favoritos para cozinhar, considera Maria, são todos os relacionados com caça. Daí, uma das sugestões para a quadra natalícia seja esta receita de perdiz, “que pode bem substituir o tradicional peru de Natal”, assegura a chef. Fique com a receita e não perca também a de Mil folhas de bacalhau.
Galantine de Perdizes
- Depenar as perdizes, amanhá-las e lavá-las.
- Colocá-las num tacho com uma chávena de azeite, uma chávena de misturas de vinagres, louro, alho, cebola às rodelas finas e pimenta em grão. Deixar cozinhar lentamente até ficarem muito tenras.
- Deixar repousar e arrefecer durante umas horas.
- Desfiá-las e juntar gelatina branca no molho.
- Monta numa forma e levar ao frio, servir no dia seguinte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Festas são… a família à mesa e esta receita de perdiz
{{ noCommentsLabel }}