Geringonça com maioria na eleição a Palavra do Ano de 2016

  • Leonor Rodrigues
  • 28 Dezembro 2016

A votação para a Palavra do Ano decorre até dia 31 de dezembro. O termo utilizado pela oposição para classificar a maioria de esquerda do atual Governo está a ser um dos mais votados até ao momento.

A votação para a Palavra do Ano está a decorrer até ao final do ano. E “geringonça” volta a figurar entre as candidatas, sendo uma das mais votadas pelos internautas. A iniciativa é promovida pela Porto Editora e reúne as sugestões dos portugueses e das palavras que marcaram o ano nos meios de comunicação, redes sociais e consultas online dos dicionários da editora.

Geringonça: construção pouco sólida e que se escangalha facilmente; aparelho ou máquina considerada complicada; coisa consertada que funciona a custo; sociedade ou empresa de estrutura complexa e pouco credível; qualquer coisa ou ideia engendrada de improviso e que funciona com dificuldade. É esta a definição da Infopedia para a palavra que volta a estar entre as mais votadas do ano.

palavra-do-ano

A palavra popularizou-se em Portugal depois de o antigo líder do CDS-PP, Paulo Portas, ter designado o Governo de maioria de esquerda (PS/Bloco de Esquerda/PCP/Os Verdes) de António Costa como uma “geringonça”.

Campeão, Brexit e Presidente são outras três palavras que também têm conquistado muitos votos. Além destas, estão na corrida Empoderamento, Humanista, Microcefalia, Parentalidade, Turismo e Racismo. A vencedora será conhecida no início do próximo ano, dia 4 de janeiro, numa cerimónia na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

A iniciativa vai na sua oitava edição e os portugueses podem votar na sua palavra preferida em www.palavradoano.pt. No ano passado, a palavra mais votada foi Refugiado e em 2014 foi a Corrupção que marcou o ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Geringonça com maioria na eleição a Palavra do Ano de 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião