Estado investe 500 mil euros em Serralves por ano até 2018

O Governo decidiu apoiar com 1,5 milhões de euros a Fundação Serralves entre 2016 e 2018. O objetivo é que o dinheiro seja utilizado para a aquisição de mais obras de arte.

O Estado, através do Fundo de Fomento Cultural, vai apoiar a Fundação Serralves com 500 mil euros em cada ano de 2016, 2017 e 2018. Ao todo, nos três anos, são 1,5 milhões de euros de financiamento para a aquisição de obras de arte para a Coleção do Museu de Arte Contemporânea. O valor consta de um protocolo celebrado em dezembro, lê-se no diploma publicado esta segunda-feira em Diário da República.

“Considerando que a atividade desenvolvida no Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves já alcançou uma importante projeção internacional e que a relevância da coleção do Museu implica a sua permanente atualização através de novas aquisições e da sua apresentação pública, através da realização de exposições regulares, de programas de itinerância e do empréstimo de algumas das suas obras para exposições realizadas noutros museus, nacionais e estrangeiros”, justifica a portaria. O ano passado foi exemplo disso com a passagem da coleção Miró para Serralves.

Este financiamento — o Fundo para aquisição de obras de arte para a Coleção do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves — consta de um protocolo celebrado a 6 de dezembro do ano passado entre o Ministro da Cultura e a Fundação de Serralves relativo que tem efeitos logo para o ano de 2016 e prolonga-se até 2018, completando o triénio.

“O montante fixado para cada ano económico pode ser acrescido do saldo apurado no ano anterior”, ressalva o documento.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado investe 500 mil euros em Serralves por ano até 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião