Brexit: Libra afunda para mínimo de 32 anos

  • Lusa
  • 16 Janeiro 2017

A libra afundou perante sinais de que a primeira-ministra britânica, Theresa May, está pronta para uma “saída dura” União Europeia. A moeda está em mínimos de 1985.

A libra caiu hoje para mínimos de 32 anos contra o dólar nos mercados asiáticos depois de notícias de que a primeira-ministra britânica, Theresa May, está pronta para uma “saída dura” União Europeia (hard brexit).

A queda da libra aconteceu depois de perdas na maioria dos mercados asiáticos, com os investidores a aguardar com preocupação o discurso de tomada de posse de Donald Trump na sexta-feira, desiludidos com a falta de pormenores sobre as suas políticas económicas.

Vários jornais de domingo do Reino Unido afirmaram que May está disposta a sair do mercado único, da união aduaneira europeia e do Tribunal de Justiça Europeu, de modo a reconquistar controlo da imigração.

Libra renova mínimo de mais de três décadas

libra-01
Fonte: Bloomberg

As notícias fizeram a libra cair para 1,1986 dólares, o valor mais baixo desde o crash surpresa de outubro, quando atingiu 1,1841 dólares, um nível que não se verificava desde o início de 1985. A moeda segue a perder 1,2% para 1,20 dólares.

“As notícias do fim de semana foram sem dúvida um fator que empurrou a libra para baixo. Os mercados estão a observar o que o Reino Unido faz”, disse Yoshitaka Suda, estrategista do banco de investimento Nomura.

Na terça-feira, May vai discursar sobre a estratégia do Reino Unido para sair da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Libra afunda para mínimo de 32 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião