Merkel já é a candidata oficial do partido, mas desce nas sondagens

A atual chanceler foi confirmada oficialmente como a candidata do seu partido às eleições alemãs de setembro. No dia 24 desse mês, Angela Merkel tentará ser eleita pela quarta vez.

Apesar de as sondagens não lhe serem favoráveis, Merkel decidiu recandidatar-se a um quarto mandato à frente da política alemã e o seu partido confirmou-a como candidata esta segunda-feira. A atual chanceler alemã foi aprovada tanto pelo seu partido, os democratas cristãos, como pelos partidos cristãos que apoiam o Governo, apesar de criticarem a política de refugiados, avança a Reuters.

O bloco conservador alemão está pronto para apoiar a chanceler, mas as últimas sondagens não abonam em seu favor. Segundo a Bloomberg, desde 2013 que o SPD, outro dos partidos da atual solução governativa mas que é de centro-esquerda, não aparecia à frente da CDU, o partido de Merkel, nas sondagens.

Se a eleição fosse hoje o SPD conseguia 31% contra 30% da CDU. O candidato do SPD — Martin Schulz, o ex-presidente do Parlamento Europeu, que substituiu Sigmar Gabriel — foi anunciado em janeiro e desde aí que o partido tem recuperado nas sondagens. Em apenas duas semanas, Schulz fez subir as sondagens em quatro pontos percentuais. No mesmo período, Merkel desceu três pontos percentuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel já é a candidata oficial do partido, mas desce nas sondagens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião