Pharol perde o brilho depois de máximos de ano e meio

A cotada liderada por Palha da Silva disparou mais de 10% na sexta-feira, mas está agora a corrigir dos máximos alcançados na semana passada.

A bolsa nacional fechou a primeira sessão da semana em queda, a contrariar o sentimento positivo das restantes praças europeias. A penalizar a praça lisboeta estiveram, sobretudo, o BCP e a Jerónimo Martins, mas a maior queda foi a da Pharol, que afundou perto de 12%.

A empresa liderada por Palha da Silva viu os títulos dispararem mais de 10% na sexta-feira, depois de ter sido noticiado que havia um novo interessado na sua compra. Contudo, esta segunda-feira, chegaram a derrapar mais de 20%, para os 34,7 cêntimos, corrigindo dos máximos de ano meio que atingiram na semana passada. A empresa acabou por fechar a sessão a cair 11,93%, para os 38,4 cêntimos.

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

Também o BCP fechou a sessão no vermelho, a perder 1,43%, para os 14,5 cêntimos. Ainda na banca, mas já fora do PSI-20, o BPI subiu 3,04%, para os 94,8 cêntimos. A penalizar a bolsa esteve ainda a Jerónimo Martins, que recuou 0,43%, para os 16,16 euros.

O PSI-20 acabou assim por desvalorizar 0,17%, para os 4596,73 pontos, com 11 cotadas em alta e seis em queda.

A impedir maiores quedas esteve o setor energético, com a EDP, a EDP Renováveis e a Galp a subirem todas perto de 0,5%.

No resto da Europa, o dia foi de ganhos, naquele que é o maior ciclo de ganhos desde outubro do ano passado. O Stoxx Europe 600 valorizou 2,41%, impulsionado sobretudo pelos setores mineiro, tecnológico e financeiro.

No mercado das matérias-primas, destaque para o petróleo. Apesar do relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que revelou que os países do cartel estão a cumprir o corte de produção acordado, o petróleo está a cair perto de 2%, para os 55,60 dólares por barril.

Notícia atualizada às 17h02 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pharol perde o brilho depois de máximos de ano e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião