Duas comissões de inquérito à CGD? Ferro Rodrigues tem “muitas dúvidas” de que faça sentido

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2017

Ferro Rodrigues tem dúvidas de que faça sentido haverem duas comissões de inquérito à Caixa, mas sublinha que PSD e CDS têm "o direito" de convocar uma nova comissão se o objeto for "constitucional"

Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, deu uma entrevista à TSF e Diário de Notícias onde mostrou algumas reservas face à nova comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) pedida pelo PSD e CDS. No entanto, o socialista remete essa “responsabilidade” para os partidos e deixa um alerta: “Desde que o objeto seja constitucional e legal têm todo o direito de o fazer”, sublinhou.

O chefe do Parlamento disse, porém, ter “muitas dúvidas” de que a existência de duas comissões de inquérito faça “sentido”, “uma com um objetivo mais geral, como aquela que está em movimento” e outra “só por causa dos SMS e dos e-mails”. Ferro Rodrigues recorda, ainda assim, que os serviços jurídicos do Parlamento já disseram que é “sempre possível criar uma nova comissão de inquérito”.

O Presidente da Assembleia da República abordou também a relação do primeiro-ministro António Costa com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e sublinhou que “namoros têm sempre momentos melhores e piores”, pelo que a polémica em torno do ministro das Finanças, Mário Centeno, não afetou essa união entre São Bento e Belém. Rematou, contudo, que não vê isso “como um namoro”, mas “como uma solidariedade forte entre dois órgãos de soberania que, para o bem do país”, espera que “se mantenham tão unidos como até agora”.

Por fim, Ferro Rodrigues desvaloriza as críticas da direita, que o acusam de ser “parcial”. “Compreendo que, para quem esteve no poder durante muitos anos e tinha aquela visão de que os órgãos de soberania, de forma direta ou indireta, estavam subordinados a uma maioria de direita, lhes continue a custar ver-me ali”, frisou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duas comissões de inquérito à CGD? Ferro Rodrigues tem “muitas dúvidas” de que faça sentido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião