FMI: Atrasos nos pagamentos dos hospitais vão pressionar despesa em 2017

  • Marta Santos Silva
  • 22 Fevereiro 2017

As dívidas do Estado aos fornecedores dos hospitais aumentaram 93 milhões de euros 2016, algo que preocupa o Fundo Monetário Internacional na sua quinta avaliação.

Os atrasos nos pagamentos dos hospitais aos fornecedores valeram ao Governo português uma crítica do Fundo Monetário Internacional (FMI) na quinta avaliação pós-programa de resgate. O Fundo acredita que estes atrasos não só são nocivos para os privados como poderão aumentar a pressão do lado da despesa em 2017.

No documento que resume as conclusões da avaliação pós-programa do FMI, lê-se que, no campo orçamental, o aumento nos pagamentos em atraso, em especial no setor da saúde, entre janeiro e novembro de 2016 “tem um impacto adverso nos fornecedores privados e irá provavelmente fazer subir as pressões na despesa em 2017”.

Neste documento o Fundo prevê que a despesa pública aumente 0,6% em 2017, exatamente o mesmo desempenho registado em 2016, cuja estimativa representa uma revisão em alta para o dobro face ao avançado na quarta avaliação pós-programa.

Entre janeiro e novembro de 2016, os pagamentos em atraso aumentaram 176 milhões de euros face ao período homólogo, de acordo com os dados revelados em dezembro pela Direção-geral do Orçamento, em especial no caso dos hospitais EPE. O ano de 2016 fechou com 544 milhões em dívida aos fornecedores dos hospitais, o que representa um aumento de 93 milhões face a 2015 — embora os números evidenciem que foi feito um esforço acrescido para saldar dívidas em dezembro, os valores permanecem elevados.

No documento da avaliação pós-programa o FMI destaca as justificações do Governo, que considerou que a larga adesão ao PERES “seria mais do que suficiente para contrabalançar quaisquer pressões adicionais na despesa e também ajudariam a reduzir os atrasos que se acumularam no setor da saúde“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI: Atrasos nos pagamentos dos hospitais vão pressionar despesa em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião