Centeno sobe a parada: “Défice não será superior a 2,1%”

  • Margarida Peixoto
  • 15 Fevereiro 2017

O ministro das Finanças garante que o cumprimento da meta orçamental não dependeu das medidas extraordinárias.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, foi esta quarta-feira prestar esclarecimentos aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.Paula Nunes / ECO 15 fevereiro, 2017

Pressionado pela polémica da Caixa Geral de Depósitos, o ministro das Finanças, Mário Centeno, levou um trunfo para mostrar aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças: “O défice em 2016 será o mais baixo da história da nossa democracia, e não será superior a 2,1%”.

Mário Centeno está esta quarta-feira no Parlamento, para uma audição regular, ao abrigo do regimento da Assembleia da República. Perante os deputados, defendeu que o défice será ainda mais baixo do que a última estimativa apresentada pela Comissão Europeia esta segunda-feira: em vez de 2,3%, Centeno garante que o défice não será mais de 2,1% do PIB.

A confirmar-se, este valor fica abaixo da meta mais recente que foi fixada pelo Executivo (de 2,4%), mas também abaixo do objetivo definido em fevereiro, de 2,2%.

Este número permite ainda a Mário Centeno defender que não foi à custa de medidas extraordinárias que o Governo cumpriu a meta do défice: “As medidas tidas como ‘extraordinárias’ apenas melhorarão a meta orçamental estabelecida pelo Governo”, disse o ministro, defendendo ainda que a consolidação orçamental obtida é “sólida e perene”.

Os dados sobre o défice do ano passado só serão apurados pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Eurostat em abril, sendo um dos fatores determinantes para decidir se Portugal sairá do Procedimento por Défice Excessivo este ano. A outra condição é manter uma trajetória previsível de continuação da redução do défice orçamental.

Mas o ministro das Finanças garantiu desde já essa saída da vigilância reforçada por parte da Comissão Europeia: “Portugal vai, finalmente, sair do Procedimento por Défice Excessivo”.

Além dos resultados orçamentais, Mário Centeno fez questão de sublinhar outros indicadores económicos que atribuiu à governação socialista. Frisou o crescimento económico de 1,9% obtido no quarto trimestre de 2016 — “a maior taxa de variação homóloga de crescimento desde o segundo trimestre de 2010”, frisou Centeno — o desempenho das exportações, as melhorias nas expectativas de investimento, o aumento da confiança dos consumidores, a diminuição da taxa de desemprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno sobe a parada: “Défice não será superior a 2,1%”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião