Skoda Rapid renovado. E não é só estética
A Skoda vai atualizar tanto o Rapid como Rapid Spaceback. Há alterações estéticas, mas também há mais tecnologia. E a gama conta com um novo motor: o 1.0 TSI.
Posicionados entre as gamas Skoda Fabia e Octavia, o Rapid e o Rapid Spaceback vão ganhar novos argumentos. A marca chega, detida pela Volkswagen, avançou com uma renovação deste modelo que passa tanto por alterações estéticas no exterior como no interior, mais tecnologia a bordo, mas também pela introdução de um motor 1.0 TSI.
As alterações estéticas no exterior são ligeiras. Na parte dianteira, destaque para os faróis de nevoeiro modificados que brilham na parte inferior do para-choques, sendo que os faróis principais passam a bi-xénon e a luz de circulação diurna conta com LED. já na traseira os farolins que podem ser escurecidos com a tecnologia de LED da marca transmitem à secção traseira um visual mais desportivo.
No interior, tanto o Rapid como o Rapid Spaceback apresentam muitas alterações de design. “Em primeiro lugar, novas pegas interiores foram adicionadas às quatro portas. As saídas de ar no tablier, nos instrumentos e no painel de controlo do sistema de ar condicionado manual também foram redesenhadas”, refere a marca.
Além da estética, a marca aproveitou também a renovação das duas versões para introduzir duas entradas USB na parte traseira, que podem ser utilizadas para carregar smartphones que agora podem ligar-se à internet através do hotspot. Com este acesso à rede, a Skoda passa a disponibilizar novos serviços de Infotainment Online e Care Connect.
“O Infotainment Online destina-se à informação de tráfego online, que indica o fluxo de tráfego na rota selecionada em tempo real e sugere uma rota alternativa no caso de congestionamento”, além de ter informações sobre estações de combustível, parques de estacionamento, notícias e meteorologia. O Care Connect permite fazer chamada de emergência automática em caso de acidente.
Novidade debaixo do capot
A renovação é estética, tecnológica, mas a lista de novidades a apresentar no Salão de Genebra, na Suíça, em março, também inclui um motor. A Skoda passa a disponibilizar tanto no Rapid como no Rapid Spaceback o 1.0 TSI a gasolina com dois níveis diferentes de potência, mas em ambos os casos com consumos e emissões de gases poluentes reduzidas.
“A capacidade de resposta e a eficiência caracterizam o bloco de três cilindros, que está disponível com dois níveis de potência: 1.0 TSI com 95 cv, consumo combinado de 4,4 l/100 km e emissões de CO2 de 101 g/km”, já o 1.0 TSI com 110 cv, capaz de atingir os 200 km/h, apresenta um consumo combinado de 4,5 l/100 km e emissões de CO2 de 104 g/km.
“O novo motor a gasolina combina inúmeras vantagens. Graças ao desenho compacto e ao cárter de alumínio, pesa menos dez quilos do que a unidade de 1.2 litros utilizada anteriormente e funciona de forma particularmente silenciosa”, refere a marca, salientando que além deste 1.0 continuam a ser comercializados os 1.4 TSI e os 1.4 e 1.6 TDI de 125, 90 e 116 cv, respetivamente.
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