Lisboa volta ao verde após três sessões de quedas

  • Rita Atalaia
  • 27 Fevereiro 2017

A bolsa nacional regressou a terreno positivo. Depois de três sessões consecutivas em queda, hoje o dia é de ganhos para o PSI-20. O índice de referência está a ser animado pela Galp Energia e EDP.

A bolsa nacional voltou aos ganhos. Depois de ter encerrado a sessão de sexta-feira no vermelho pelo terceiro dia consecutivo, o PSI-20 abriu a negociação em alta. O índice de referência está a ser impulsionado pela valorização da EDP, mas também da Galp Energia, num dia que é de ganhos para os preços do petróleo. Já a Jerónimo Martins, que chegou a perder quase 1,5% depois de ter reportado resultados aquém do esperado, regressa hoje a terreno positivo e ajuda a praça portuguesa nesta recuperação.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu em alta de 0,11% para 4.624,50 pontos. A praça portuguesa recupera assim de três sessões de queda. Uma tendência que refletiu o desempenho dos restantes mercados europeus, que corrigiram das subidas registadas recentemente. E se o setor energético penalizou o PSI-20 na semana passada, hoje contribui para a sua recuperação.

A Galp Energia é uma das cotadas que se destaca pela positiva. A petrolífera acelera 0,33% para os 13,89 euros, acompanhando a subida das cotações do petróleo. Mas a EDP não fica atrás, com a energética a acelerar 0,1% para os 2,89 euros. Já a EDP Renováveis perde 0,16%, contrariando a tendência do setor.

A Jerónimo Martins também está a contribuir para o bom desempenho da bolsa nacional. A retalhista perdeu 1,47% na semana passada, depois de os resultados, que, apesar de recorde (foram lucros de 593 milhões de euros em 2016), ficaram aquém do que era esperado pelos analistas, que antecipavam mais de 600 milhões. Mas hoje também recupera, subindo 0,1% para 15,12 euros.

Na banca, o BCP também se afasta das perdas da semana passada. O banco liderado por Nuno Amado sobe 0,41% para 14,85 euros, depois de ter encerrado nos 14,6 cêntimos na sexta-feira.

Na Europa, o movimento também é de valorização. O Stoxx 600 abriu a subir perto de 0,1%, num dia que deve ser marcado por dois temas, como refere o BPI. “A sessão deverá ser dominada por dois temas. O primeiro prende-se com os resultados das empresas europeias (…) O segundo tema da sessão continuará a ser os desenvolvimentos políticos na Europa. Após ter ignorado o aumento do consenso reunido pelos movimentos populistas, os mercados acionistas têm acompanhado com algum nervosismo esta tendência”, refere o banco no Diário de Bolsa.

(Notícia atualizada às 08h18 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta ao verde após três sessões de quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião