Offshores: PS quer ouvir Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 1 Março 2017

O PS quer ouvir os antigos ministros das Finanças do Governo PSD/CDS sobre transferências para offshores sem controlo do fisco.

O PS quer ouvir os ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque no âmbito da transferência de 10 mil milhões de euros que entre 2011 e 2014 saíram para paraísos fiscais sem controlo do fisco.

No debate de atualidade sobre o assunto, o deputado Eurico Brilhante Dias afirmou que o grupo parlamentar do PS vai chamar os dois antigos governante “para mais esclarecimentos” sobre este caso.

O deputado lamentou que o Governo anterior tenha tido “dois pesos e duas medidas” com os contribuintes, sendo “forte com os fracos e fracos com os fortes”. É uma “marca que vos ficará na pele e que os portugueses não esquecerão”, acrescentou. Eurico Brilhante Dias indicou que o Governo foi diligente no aumento de impostos mas fechou os olhos aos fluxos financeiros para offshores, deixando o modelo 38 por regulamentar e acusou o anterior Executivo de ocultar estatísticas “de forma deliberada”.

[É uma] marca que vos ficará na pele e que os portugueses não esquecerão.

Eurico Brilhante Dias

Deputado do PS

Já José Luís Ferreira, deputado dos Verdes disse que o “leve fechar de olhos” do PSD e CDS nas transferências para paraísos fiscais é de “uma gravidade sem precedentes”. “O Governo anterior estava ou esteve ao serviço dos grandes grupos económicos, enquanto carregava em força na carga fiscal sobre quem trabalha”, acrescentou.

Também Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, pediu medidas que façam a diferença, defendendo a proibição de transferências para offshores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Offshores: PS quer ouvir Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião