115 mil fiadores chamados a pagar créditos em falta

  • ECO
  • 3 Março 2017

Há 115 mil fiadores chamados a pagar os créditos em falta. O número total de portugueses que aceitam ser fiadores de empréstimos bancários é o mais baixo desde meados de 2011.

Os portugueses que aceitaram ser fiadores de empréstimos bancários caiu no final do ano passado para 1,3 milhões, o valor mais baixo desde 2011. Na base desta queda poderá estar o facto de 115 mil fiadores terem ficado com dívidas alheias nas mãos e serem chamados a pagar os créditos em falta, avança o Diário de Notícias na edição desta sexta-feira.

O jornal cita inclusive um caso em que uma fiadora teve mesmo que recorrer à ajuda do Gabinete de apoio ao Sobre-endividado da DECO depois de ver o salário penhorado como resultado de ter sido fiadora de um crédito.

Apesar de tudo existem hoje menos fiadores em apuros resultado do malparado das famílias estar a cair há cinco meses consecutivos, somando em dezembro último 16626 milhões de euros.

O crédito ao consumo é que o dá mais problemas aos fiadores, existindo neste caso cerca de 11,9% do total. Já o crédito à habitação acarreta problemas para apenas 4,3% dos fiadores. Em 2011, a percentagem de fiadores em apuros no crédito ao consumo era de 8,9% e no crédito à habitação de 4,5%.

Os apelos dos fiadores têm chegado à DECO, mas representam apenas 1% dos pedidos de ajuda que chegam àquela instituição. A liderar os pedidos de ajuda estão o desemprego e a queda abrupta de rendimentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

115 mil fiadores chamados a pagar créditos em falta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião