Bancos obrigados a revelar o rosto dos acionistas

  • ECO
  • 9 Março 2017

Alteração legislativa aprovada pelo Parlamento vai obrigar os bancos a revelarem ao Banco de Portugal os nomes de quem está por detrás das entidades que são suas acionistas.

A Assembleia da República aprovou, esta quarta-feira, uma alteração legislativa que visa obrigar os bancos a revelarem quem são os beneficiários efetivos que participam no seu capital. Esta alteração pressupõe que os bancos passem a ter de indicar o nome ou nomes de quem está por detrás das estruturas que são suas acionistas, como sociedades, fundos ou trusts. O objetivo será permitir que o Banco de Portugal conheça quem está a controlar efetivamente o setor financeiro, explica hoje o Negócios (acesso pago).

As regras atualmente em vigor já obrigam as instituições financeiras a revelar os acionistas que detêm participações qualificadas no seu capital. A alteração legislativa agora aprovada aquilo que passa a exigir é que sejam comunicados os nomes das pessoas que, em concreto, são beneficiárias efetivas dessas mesmas participações qualificadas. O Negócios explica que a exigência dessa transparência será útil, sobretudo, nos bancos de menor dimensão e não cotados, onde o escrutínio público sobre os principais acionistas é mais difícil.

As novas regras agora aprovadas surgiram no seguimento de uma proposta originalmente apresentada pelo Bloco de Esquerda ainda durante a comissão de inquérito ao BES e recuperada mais tarde com as polémicas em torno dos Panamá Papers e as estatísticas sobre transferências para offshores. A proposta foi aprovada por todos os partidos e tem também a concordância do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos obrigados a revelar o rosto dos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião