Novabase e Ibersol desiludem, mas bolsa de Lisboa sobrevive

  • ECO
  • 21 Março 2017

As duas novas cotadas que vieram juntar-se às 17 outras residentes da bolsa de Lisboa tiveram maus desempenhos, num dia em que o PSI-20 se destacou das bolsas internacionais pela positiva.

A sessão desta terça-feira do PSI-20 abriu no verde… e no verde fechou. As energéticas foram as principais responsáveis, apesar de o petróleo ter voltado a cair. Há ainda que chamar a atenção para os novos bebés do grupo, a Novabase e a Ibersol, que começaram a desvalorizar logo na segunda sessão desde que entraram para a bolsa.

A tecnológica chegou ao fecho da segunda sessão com uma perda de quase 2% para os 2,99 euros, e a cadeia de restauração, dona de marcas como a Pizza Hut, Burger King, Pans ou KFC, fechou com uma desvalorização mais ligeira, de 0,07% para os 15,10 euros.

Já as energéticas tiveram um melhor desempenho. A EDP Renováveis ganhou 0,13% e chegou aos 6,12 euros, enquanto a EDP cresceu 0,76% para os 2,90 euros. A REN também teve um bom dia e subiu 0,22% para os 2,68 euros. Já a Galp Energia perdeu 0,89% para os 13,37 euros, isto num dia em que o petróleo voltou a cair.

Depois de uma breve recuperação, o West Texas Intermediate volta para o fundo do poço. À hora do fecho da bolsa de Lisboa, estava a perder 1,16% para os 47,66 dólares por barril. O brent londrino, que nunca chegou a ser tão afetado pela alteração na produção norte-americana, continua mais alto que o concorrente do outro lado do oceano, mas também desvalorizou. Chegou ao fecho da sessão de hoje a perder 0,95% para os 51,13 dólares por barril.

Das cotadas habituais na bolsa, destaque negativo para a Jerónimo Martins, que perdeu 0,77% e está agora nos 15,55 euros, e para a Nos, que desceu 0,28% para os 4,93 euros.

Lá fora, o cenário foi muito diferente de cá dentro, um autêntico mar vermelho. Todas as grandes bolsas internacionais fecharam a perder. O Stoxx 600 desceu 0,58% para os 375,48 pontos. Fechamos na positiva: o PSI-20 subiu para os 4.636,03 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase e Ibersol desiludem, mas bolsa de Lisboa sobrevive

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião