Bolsa avança pela quinta sessão, EDP Renováveis desce

Depois de assumirem o papel principal na sessão de ontem, tanto EDP como EDP Renováveis apresentam esta quarta-feira quedas ligeiras. Bolsa renova máximos desde junho.

Depois do disparo de 10% na sessão anterior, na sequência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada na segunda-feira pela casa-mãe EDP, a EDP Renováveis apresenta perdas ligeiras no arranque desta quarta-feira. Ainda assim, os títulos da cotada mantêm-se dez cêntimos acima do preço oferecido por António Mexia, o que indica que o mercado continua a acreditar que a contrapartida da oferta vai ser revista em alta.

O PSI-20 avança pela quinta sessão seguida, cimentando uma posição de máximos desde junho do ano passado. O benchmark soma 0,32% para 4.865,97 pontos. Dão ânimo sobretudo as ações da Galp (+0,47%) e BCP (+1,19%). O banco continua em boa evidência no mercado nacional, renovando máximos desde o aumento de capital anunciado em janeiro deste ano.

Já o grupo EDP, depois de assumir ontem o papel principal na bolsa lisboeta, cai: a EDP perde 0,1% e a EDP Renováveis cede 0,2% para 6,89 euros, acima dos 6,8 euros da OPA. Para os analistas, os investidores acreditam que a elétrica liderada por António Mexia terá de rever o preço da oferta em alta se quiser atingir os 90% de capital na subsidiária de energias limpas de modo a poder retirá-la da bolsa. Ainda assim, não há condições de sucesso na operação, o que descompromete a EDP de ajustar a contrapartida que oferece.

Lá por fora, no dia em que o Reino Unido mete os papéis para o divórcio com a União Europeia, os mercados permaneciam tranquilos. A libra seguia estável face ao euro e os principais índices acionistas europeus estavam em alta ligeira. Londres, Frankfurt, Madrid e Milão apresentavam ganhos entre 0,1% e 0,5%.

Nove meses depois do referendo britânico que determinou o Brexit, a primeira-ministra Theresa May aciona esta quarta-feira o Artigo 50, que vai desencadear todo o processo de saída do Reino Unido do projeto comum do Velho Continente.

(Notícia atualizada às 8h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança pela quinta sessão, EDP Renováveis desce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião