BCP leva PSI-20 para melhor sessão desde maio

  • Rita Atalaia
  • 30 Março 2017

O banco liderado por Nuno Amado acelerou e levou a bolsa nacional para a melhor sessão em 10 meses. Isto num dia marcado pela descida dos juros da dívida portugueses, que ficaram abaixo dos 4%.

A bolsa nacional está em máximos de maio. O PSI-20 encerrou no verde pela sexta sessão consecutiva, naquele que é o mais prolongado ciclo de ganhos na praça portuguesa desde agosto de 2016. O índice de referência acompanha a tendência europeia, impulsionado pelos ganhos expressivos da EDP e da Galp Energia. Mas sobretudo pela subida de 4% do BCP, num dia marcado pela descida dos juros portugueses.

O índice de referência nacional, o PSI-20, fechou em alta de 1,83% para os 4.977,45 pontos — o nível mais elevado em 10 meses. A valorização da praça lisboeta, que está em linha com o otimismo no resto das praças europeias, está a ser promovida pelo setor energético.

Destaque para a valorização de 2,6% para 3,15 euros da EDP. Isto depois de o Société Générale ter subido a recomendação para “manter” e a S&P ter reiterado o rating BB+, com outlook positivo. Mas também para a Galp Energia, que disparou 2,35% para 14,15 euros. Já a REN acelerou 1,22% antes de divulgar os resultados referentes ao ano passado.

Mas a cotada que mais animou a bolsa nacional foi o BCP. O banco liderado por Nuno Amado avançou 4,38% para os 19,79 cêntimos, atingindo máximos de dezembro. O BCP acelerou num dia marcado pela descida dos juros da dívida de Portugal, o que reflete a menor perceção de risco dos investidores em torno do país.

O mesmo não se pode dizer do Montepio, que foi das poucas cotadas que encerrou em terreno negativo. Apesar de ter conseguido apresentar um prejuízo menor, na ordem dos dos 86,5 milhões no ano passado, em comparação com 2015, isso não foi suficiente para animar as ações. A Caixa Económica Montepio Geral cedeu 0,24%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP leva PSI-20 para melhor sessão desde maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião