Este pequeno gadget vai fazê-lo poupar na fatura da luz

O TP-Link HS100 permite, por menos de 50 euros, programar horários para evitar que equipamentos em stand-by gastem energia de forma desnecessária. Para uma casa (um pouco) mais inteligente.

Equipamentos em stand-by são o terror das faturas de eletricidade. Não se ouvem nem causam alarido, mas podem pesar cerca de 90 euros por ano nas nossas carteiras graças aos consumos de energia inúteis. No entanto, segundo o jornal espanhol El País (acesso livre/ conteúdo em espanhol), há uma forma simples e barata que permite mitigar esse problema: chama-se TP-Link HS100 e é uma tomada elétrica inteligente.

Custa menos de 50 euros e liga-se entre a tomada e os equipamentos. Através da internet e de uma aplicação para o smartphone, permite ligar ou cortar totalmente a energia a um ou a vários aparelhos. O jornal dá o exemplo da caldeira elétrica que, ligada à corrente, fica o dia inteiro a aquecer água e a gastar energia enquanto, na realidade, apenas precisamos dela em alturas específicas do dia.

Com este pequeno gadget, é fácil ligar ou desligar a tomada via telemóvel, ou mesmo programar um horário para o dispositivo se ligar ou desligar automaticamente. É apenas um entre muitos outros pequenos aparelhos que tornam qualquer casa um pouco mais inteligente, ainda que a verdadeira domótica seja aquela que é pensada desde a construção da casa, como o ECO contou nesta reportagem.

De qualquer forma, o jornal espanhol garante que compensa controlar os consumos de aparelhos em stand-by. E esta domótica, embora primitiva, permite isso mesmo. O TP-Link HS100 tem feito furor na loja da Amazon e, numa das versões, ligeiramente mais cara, é capaz de registar consumos. A aplicação, TP-Link Kasa, está disponível para dispositivos iOS e Android.

Só há mesmo um problema: a Amazon Espanha não faz entregas deste item em Portugal. Mas está disponível no eBay, por cerca de 35 euros, embora possa estar sujeito a custos alfandegários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este pequeno gadget vai fazê-lo poupar na fatura da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião