Galp Energia cede ganhos. Arrasta PSI-20 para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 10 Abril 2017

A bolsa nacional arrancou a semana em alta, impulsionada pela subida da Galp. Mas a petrolífera rapidamente cedeu os ganhos, arrastando o PSI-20 para terreno negativo.

O novo ânimo do PSI-20 no arranque da semana rapidamente se desvaneceu. A bolsa nacional começou em terreno positivo, impulsionada pelos ganhos da Galp Energia. A petrolífera valorizou inicialmente, à boleia da subida da cotação do petróleo. Um avanço suportado pela perspetiva de que a Rússia possa vir a acompanhar o prolongamento no corte da produção que deverá ser levado a cabo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Mas o tom passou a vermelho e arrastou o índice de referência para as perdas.

O índice de referência nacional, o PSI-20, segue em baixa de 0,16% para os 4.972,67 pontos, depois de ter arrancado a sessão em alta de 0,05%. A Galp Energia foi determinante para a subida inicial do índice, animada pela valorização dos preços do petróleo. Os investidores estão agora a olhar para o que poderá a Rússia fazer em relação à produção de petróleo. Há crescentes sinais de que o país liderado por Vladimir Putin possa acompanhar um eventual prolongamento dos cortes de produção da matéria-prima por parte da OPEP, o cartel petrolífero responsável por 40% da produção mundial, além de junho.

Mas estes ganhos passaram rapidamente a perdas. A petrolífera segue a cair 0,24% para os 14,48 euros, depois de ter subido 0,69% inicialmente. No setor energético, a REN também se destaca pela negativa. A energética cai 2,43% depois de ter comprado a atividade de gás natural à EDP, numa operação que avalia a EDP Gás em 532,4 milhões de euros.

Na banca, o cenário não é muito melhor. O banco liderado por Nuno Amado recua 0,28% para os 18 cêntimos. A retalhista Jerónimo Martins também contribui para este movimento de desvalorização, caindo 0,27% para os 16,81 euros.

A praça portuguesa dá assim continuidade às perdas registadas no final da semana passada, quando foi pressionada pelos receios geopolíticos dos investidores. Dúvidas que não afastam o Stoxx 600 dos ganhos. O índice europeu está a subir 0,03%.

(Notícia atualizada às 08h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia cede ganhos. Arrasta PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião