Portugal volta a emitir dívida a curto-prazo na próxima semana

IGCP quer levantar até 1.250 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a três meses e a 11 meses na próxima quarta-feira. Dois dias depois a agência DBRS atualiza a notação da dívida portuguesa.

Portugal está de volta aos mercados de dívida na próxima semana. O Tesouro português pretende obter entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros em bilhetes com prazos de três meses e 11 meses na quarta-feira, dia 19. Dois dias depois a DBRS atualiza a notação da dívida portuguesa.

Será a quarta operação de financiamento de curto prazo que a agência liderada por Cristina Casalinho realiza em 2017. Já obteve 4.250 milhões de euros nas três operações realizadas em janeiro, fevereiro e março.

Ainda esta quarta-feira a República financiou-se em 1.250 milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco e oito anos, num duplo leilão que marcou uma inversão de tendência na evolução dos custos de financiamento de Portugal. Pagou taxas de juros mais baixas face aos anteriores leilões comparáveis, contrariando o agravamento das taxas que o IGCP estava a verificar desde o início do ano.

Na próxima semana, na sexta-feira, a DBRS atualiza a notação da dívida portuguesa. A agência canadiana coloca o país num grau de investimento, o que permite a Portugal estar qualificado para o programa de compra de dívida pública do Banco Central Europeu (BCE), que tem ajudado no último ano a conter o risco do país no mercado secundário. Os analistas não esperam alterações da parte da DBRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta a emitir dívida a curto-prazo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião