Alemanha: Confiança das empresas em máximos desde 2011
O Ifo Institute publicou esta segunda-feira o índice de confiança das empresas alemãs. Está em máximos desde julho de 2011, apontando para a robustez da maior economia da Europa.
O índice de confiança das empresas alemãs subiu para níveis máximos desde julho de 2011, divulgou esta sexta-feira o Ifo Institute. O índice fixa-se nos 112,9 pontos em abril, comparando com os 112,4 pontos registados e revistos em março. É ligeiramente acima das estimativas dos analistas sondados pela Bloomberg.
A avaliação da situação atual melhorou, mas as perspetivas que as empresas têm para os próximos seis meses pioraram, adianta o Ifo, que calcula este índice com base nas respostas de cerca de 7.000 empresas dos setores industrial, da construção e das vendas por grosso e a retalho.
“A economia alemã cresce com força”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
É um dado animador que aponta para que a maior economia da Europa continue a crescer a bom ritmo: em 2016, foi o mais acelerado em cinco anos e as expectativas são de crescimento robusto. Como recorda a agência, a performance da Alemanha é fundamental nas tomadas de decisão do Banco Central Europeu (BCE) que, esta quinta-feira, irá reunir para discutir o programa de estímulos.
"Isto pode reforçar os apelos pela normalização da política monetária pela Alemanha.”
“Isto pode reforçar os apelos pela normalização da política monetária pela Alemanha. Mas com a inflação subjacente ainda fraca na zona euro como um todo, duvidamos que o BCE vá ceder”, refere Jennifer McKeown, da Capital Economics, citada pela Bloomberg. Recorde-se que o Ifo Institute aponta para o melhoramento das condições económicas na Alemanha, com o indicador a evoluir de 119,5 em março para 121,1 em abril.
Forte crescimento económico na Alemanha
O Bundesbank, banco central da Alemanha, considera, no seu boletim mensal divulgado esta segunda-feira, que a economia alemã tem um crescimento forte, como assinalam os indicadores de produção industrial e de confiança.
O banco central diz que o crescimento da economia alemã acelerou nos últimos meses e refere que os dados económicos fundamentais dão uma imagem positiva. As encomendas na indústria, as exportações e o consumo privado assinalam que se vai manter uma conjuntura industrial positiva na Alemanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha: Confiança das empresas em máximos desde 2011
{{ noCommentsLabel }}