Jimmy Choo está à venda: este é um negócio de luxo

  • ECO
  • 24 Abril 2017

A marca de sapatos de luxo dá um salto nas vendas e na valorização mas é colocada na montra dos mercados. A JAB quer vendê-la para se concentrar em negócios da área da alimentação e bebidas.

A JAB Luxury quer vender a Jimmy Choo numa altura em que a marca de luxo está a valorizar. O motivo? Uma redefinição de estratégia da JAB, que foge dos sapatos na direção dos comes e bebes, nos quais tem vindo a investir. Ainda não há interessados.

A emblemática Jimmy Choo esteve nos pés da Princesa Diana ou da personagem Carrie Bradshaw, da série Sexo e a Cidade. Chegou às mãos da JAB em 2011 por 587 milhões de euros. Em 2014, uma parcela de 30% foi vendida nos mercados, mas a JAB continua soberana. A mais recente decisão foi a venda, pois a JAB quer focar-se nos bens de consumo em que tem investido milhares de milhões nos últimos anos, com a aquisição da Caribou, Krispy Kreme Doughnuts e Panera Bread.

Esta proposta surge numa altura de grande valorização da marca de sapatos. As vendas aumentaram 15% no último ano, para os 427 milhões de euros, considerando o efeito do Brexit na libra esterlina, que permite beneficiar das conversões nas vendas no estrangeiro. Mesmo sem este efeito, as vendas aumentaram 1,6% em 2016. As ações valorizaram 25% só no último ano. Para mais, a procura por estes artigos na China está a crescer a olhos vistos. Segundo Jonathan Buxton, chefe de consumo na Cavendish Corporate Finance, este aumento da procura na Ásia e Médio Oriente pode promover “ofertas de compradores estrangeiros”.

O processo de venda deverá ser concluído no final do verão, apesar da escassez de ofertas que se verifica para já. Também a Bally, outra marca de luxo do portefólio, irá pelo mesmo caminho.

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