Vitória do ex-banqueiro Macron faz subir bolsas europeias. PSI-20 segue a marcha

O resultado da primeira volta das eleições francesas está a marcar os mercados internacionalmente. A bolsa portuguesa não foi exceção, tendo fechado com uma valorização de 2,48%.

Do petróleo às yields do Tesouro francês, passando por Wall Street, o euro e a própria bolsa francesa: o mundo respirou de alivio com o resultados da primeira volta das eleições presidenciais em França. A crescente confiança de que Macron vai vencer Le Pen na segunda volta animou os investidores. O mesmo aconteceu em Lisboa com apenas duas cotadas a desvalorizar, tendo o índice português superado no intradiário os 5.000 pontos.

Os apoios a Emmanuel Macron, ex-ministro da Economia do Governo francês, têm-se multiplicado nas últimas horas. Até o atual Presidente francês que não se recandidatou, François Hollande, o apoia. Os analistas e as sondagens afastam cada vez mais o cenário de uma vitória de Marine Le Pen, a líder da Frente Nacional, e este sentimento tem sido bem recebido nos mercados internacionais.

Na Europa, e principalmente em Portugal, isso verificou-se ainda mais. O PSI-20 valorizou 2,48% para os 4.997,54 pontos, tendo superado no intradiário os cinco mil pontos. Apenas a Mota-Engil e as unidades de participação do fundo do Montepio desvalorizaram. Todos as restantes cotadas fecharam esta segunda-feira em terreno positivo, com destaque para o BCP, a Galp, a Jerónimo Martins, a EDP e os CTT.

Evolução do PSI-20 de 18 de abril a 24 de abril

Créditos: Raquel Sá Martins

Este foi também um dia marcado pelas subidas do petróleo e das cotadas europeias do setor financeiro. O BCP acabou por beneficiar dessa onda e fechou com uma valorização de 5,6% para os 20 cêntimos por título. Já a EDP subiu 2,27% para os 3,11 euros por ação e a Galp cresceu 1,31% para os 14,36 por título.

O PSI-20 foi também influenciado pelo impacto positivo das bolsas europeias. O índice francês, o CAC-40, está a subir mais de 4% assim como o principal índice da Europa, o Stoxx 600, que valorizou mais de 2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória do ex-banqueiro Macron faz subir bolsas europeias. PSI-20 segue a marcha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião