“Vive la France” diz o PSI-20: índice supera os 5.000 pontos

O índice PSI-20 acelera os ganhos do início da sessão, acompanhando a a euforia dos pares europeus, tendo superado novamente a fasquia dos 5.000 pontos, apoiado no disparo de mais de 6% do BCP.

O resultado da primeira volta das presidenciais francesas continua a dar força às ações europeias, um desempenho que está a ser acompanhado pela bolsa nacional. O índice PSI-20 acelera os ganhos registados desde o início da sessão, tendo já superado a fasquia dos 5.000 pontos, o que já não acontecia desde o dia 6 de abril.

Bolsa nacional em alta

O índice PSI-20 segue nos 5.015,63 pontos, face a uma valorização de 2,85% que apresenta: a mais acentuada desde junho do ano passado. O avanço da praça lisboeta está a ser suportado pelo disparo dos títulos do BCP. As ações do banco liderado por Nuno Amado aceleram 6,24%, para os 6,24%, para os 19,92 cêntimos, acompanhando o comportamento do setor financeiro europeu que encabeça os ganhos do índice Stoxx Europe 600.

Segundo os analistas, o setor financeiro é um dos que mais pode tirar partido de uma vitória de Emmanuel Macron na corrida presidencial francesa no voto que decorre a 7 de maio. Este cenário a confirmar-se afasta os riscos de uma eventual saída da moeda única que poderia resultar de uma subida de Marine Le Pen à presidência francesa. O setor financeiro seria um dos mais afetados por esse cenário, já que teriam de redenominar os seus ativos para outra moeda.

Contudo, são muitos os títulos que contribuem para a forte subida do índice de referência da boa nacional, já que apenas dois escapam à toada de ganhos em Lisboa. Grande parte da subida do índice nacional está também a ser apoiada pelo disparo de 5,27%, para os 5,31%, dos títulos da Nos, mas também do avanço de 3,01%, para os 5,16 euros, das ações dos CTT.

As energéticas também somam e seguem. As ações da EDP valorizam 2,43%, para os 2,43%, para os 3,12%, enquanto as da sua participada EDP Renováveis avançam 0,87%, para os 6,94%. No mesmo sentido segue a Galp Energia, cujas títulos sobem 1,98%, para os 14,45 euros, num dia marcado também por fortes ganhos no preço do petróleo. As cotações do “ouro negro” aceleram em torno de 1% nos mercados internacionais.

Em queda seguem apenas a Mota-Engil e as unidades de participação do fundo do Montepio. As suas ações recuam 0,32% e 1,2%, respetivamente, para os 2,21 euros e 41 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vive la France” diz o PSI-20: índice supera os 5.000 pontos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião