Portugueses reclamam mais contra instituições de crédito. Deutsche, BBVA e Ford foram os alvos

As reclamações aumentaram, mas, na maioria dos casos, o Banco de Portugal considerou que não havia indícios de infração. Ao todo, o Banco de Portugal instaurou 155 processos de contraordenação.

Os clientes bancários estão a reclamar mais contra as instituições de crédito. No passado, o número de reclamações aumentou quase 5%, mas, na maioria dos casos, não havia indícios de infração, tal como no ano anterior. Deutsche Bank, BBVA e Ford Credit Europe (FCE Bank) foram os principais alvos das reclamações bancárias.

Os dados são do Banco de Portugal e constam do último Relatório de Supervisão Comportamental, relativo ao ano passado. Ao todo, o banco central recebeu e tratou 14.141 reclamações de clientes bancários contra instituições de crédito, um aumento de 4,8% face a 2015. Deste bolo, a maioria das reclamações dizia respeito a cláusulas contratuais, seguindo-se as comissões e encargos e a cobrança de valores em dívida.

Apesar do aumento do número de reclamações, só 36% dos casos foram resolvidos pela instituição em causa, quer por sua iniciativa, quer por indicação do Banco de Portugal. Nos restantes 64% dos casos, o regulador considerou que não havia indícios de infração, o mesmo nível registado um ano antes.

Feitas as contas, o Banco de Portugal emitiu 1.020 recomendações e determinações específicas, dirigidas a 73 instituições. Na maioria dos casos, as recomendações diziam respeito à área de crédito aos consumidores.

Ao todo, o Banco de Portugal instaurou 155 processos de contraordenação a 29 instituições, tendo aumentado os processos de contraordenação relativos às incorreções das comunicações feitas pelas instituições, em nome dos seus clientes, à Central de Responsabilidades de Crédito (43 processos, contra 30 no ano anterior). Seguem-se as irregularidades relacionadas com depósitos bancários (42 processos) e crédito aos consumidores e outros créditos (32 processos).

Há um aumento significativo face a 2015, ano em que o regulador instaurou apenas 33 processos de contraordenação no âmbito das suas funções de supervisão comportamental.

Deutsche Bank, BBVA e Ford no topo das reclamações

No que toca às reclamações nas contas de depósito, o Deustche Bank foi o principal alvo dos clientes, tirando o primeiro lugar ao BBVA, que, este ano, aparece em segundo nesta área. Ao todo, por cada mil contas de depósito à ordem, o Deutsche Bank recebeu 2,32 reclamações no ano passado, seguindo do BBVA e do Banco do Brasil.

Já nas reclamações no crédito ao consumidor, é o FCE Bank que aparece em primeiro, com 2,45 reclamações por cada mil contratos de crédito aos consumidores para a aquisição de automóveis da marca norte-americana Ford. Em segundo lugar, volta a aparecer o Deutsche Bank, seguido da Caixa Leasing. No ano passado, a instituição com mais reclamações nesta área era o Montepio, que baixou consideravelmente nesta tabela, aparecendo no 20.º lugar.

Por fim, no crédito hipotecário, o BBVA continua a ser, tal como no ano passado, a instituição mais contestada, com 2,74 reclamações por cada mil contratos de crédito hipotecário. BIC e Santander Totta completam o “pódio”.

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