Saeta de Florentino Pérez procura eólicas em Portugal

A Saeta Yield, de Florentino Pérez, quer comprar o portefólio de parques eólicos da Bow Power em Portugal. Empresa vai ainda aumentar os dividendos.

A espanhola Saeta Yield quer expandir a sua carteira de ativos além-fronteiras e, para isso, escolheu Portugal para o seu próximo investimento. No dia em que apresentou resultados, a empresa confirmou que tenciona adquirir parques eólicos em Portugal “em meados ou no final do quarto trimestre”.

A Saeta Yield é maioritariamente detida pela ACS e pela GIP, cada uma com uma parcela de cerca de 24% do capital. A empresa foca-se na aquisição de ativos capazes de garantir receitas estáveis, sendo que 90% do dinheiro gerado é distribuído pelos acionistas sob a forma de dividendos.

Em Portugal, os ativos que a Saeta Yield quer incorporar fazem parte do portefólio da Bow Power, igualmente uma parceria entre os grupos ACS e GIP, que inclui parques eólicos de 144 megawatts de potência no país. “Devemos estar em posição de comprar estes ativos em meados ou no final do quarto trimestre”, disse Álvaro Pérez, diretor financeiro da Saeta Yield, citado pela Bloomberg.

A empresa prevê também um aumento dos dividendos ao longo do ano: “Por causa da forma como as compras da empresa estão a correr, a sensação que temos é a de que vamos poder aumentar o dinheiro recorrente distribuível em 10% ao longo do ano. É um aumento significativo porque se o passar para os acionistas, vai aumentar os dividendos de forma bastante substancial. Vai depender do que a administração decidir”, acrescentou Álvaro Pérez.

A Saeta Yield tem como presidente executivo Florentino Pérez, o também presidente do Real Madrid. O nome foi escolhido em homenagem a Alfredo Di Stéfano, antigo jogador argentino que tinha como alcunha Saeta Rubia (flecha dourada). A empresa estreou-se na bolsa espanhola no início de 2015. Tem, atualmente, 301 milhões de euros para financiar o seu plano de investimento, que inclui, de forma mais imediata, dois parques eólicos no Uruguai, uma compra anunciada em janeiro.

Florentino Pérez, presidente executivo da Saeta Yield e presidente do Real Madrid.Doha Stadium Plus Qatar/Flickr

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saeta de Florentino Pérez procura eólicas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião