Porto emite dívida. Quer 30 milhões de euros dos adeptos

O Futebol Clube do Porto está de volta ao mercado de dívida. Quer 30 milhões de euros dos pequenos investidores. Oferece uma taxa de 4,25%.

Depois do Benfica, que conquistou pela primeira vez o tetracampeonato, é a vez do Porto voltar ao mercado de dívida. A SAD do Futebol Clube do Porto avançou com uma emissão de obrigações destinadas aos pequenos investidores, muitos deles adeptos do clube azul e branco, no valor de 30 milhões de euros. A taxa é de 4,25%.

A “oferta configura-se numa oferta pública de subscrição dirigida ao público em geral, tendo por objeto até 6.000.000 de obrigações, de valor nominal de cinco euros por cada obrigação, perfazendo um montante inicial máximo de 30 milhões de euros, o qual poderá ser aumentado, por opção do emitente, até ao dia 29 de maio 2017, inclusive”. O mínimo são 20 obrigações, ou seja, 100 euros.

“A oferta destina-se ao financiamento da atividade corrente do emitente, permitindo-lhe consolidar o respetivo passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento de operações que se vencerão num futuro próximo, nomeadamente o reembolso do empréstimo obrigacionista denominado “FC Porto SAD 2014-2017”, no montante de 20 milhões (…) com reembolso agendado para 6 de junho de 2017”, refere a SAD.

Para atrair os investidores para este novos títulos, que vão garantir o reembolso da emissão anterior, a SAD liderada por Pinto da Costa apresenta uma taxa “de juro fixa igual a 4,25%, ao ano”, acima dos 4% que o Benfica pagou na última emissão em que obteve 60 milhões de euros. Na anterior operação, realizada em 2015, a taxa apresentada pela SAD foi de 5%.

O prazo da oferta decorrerá entre as 8h30 do dia 23 de maio de 2017 e as 15h00 do dia 6 de junho de 2017, podendo as ordens de subscrição ser recebidas até ao termo deste prazo”, refere o prospeto da oferta publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto emite dívida. Quer 30 milhões de euros dos adeptos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião