Faria de Oliveira: Bancos vão ficar “penhorados por 30 anos”

  • ECO
  • 19 Maio 2017

O presidente da APB afirma que a renegociação do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução vai manter a banca "penhorada durante 30 anos ou mais".

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) afirma que a banca vai ficar “penhorada” durante 30 anos. Isto depois de ter sido adiado o prazo de pagamento do empréstimo que o Governo cedeu ao Fundo de Resolução. Faria de Oliveira salienta que a “taxa de juro do empréstimo e o custo desse empréstimo” não correspondem.

“De facto não há uma correspondência entre a taxa de juro do empréstimo e o custo desse empréstimo. A contrapartida que existe é que fica o setor bancário totalmente penhorado por 30 anos ou mais“, afirma Faria de Oliveira num encontro com jornalistas, de acordo com o Jornal Económico (conteúdo pago).

"De facto não há uma correspondência entre a taxa de juro do empréstimo e o custo desse empréstimo. A contrapartida que existe é que fica o setor bancário totalmente penhorado por 30 anos ou mais.”

Faria de Oliveira

Presidente da Associação Portuguesa de Bancos

O presidente da APB esclareceu que a “taxa de juro fixada terá tido em conta três fatores: a garantia da sustentabilidade do Fundo de Resolução, a garantia de estabilidade do setor financeiro e o custo do financiamento do Estado, que terá tido também em conta que a taxa é revista de cinco em cinco anos”.

O Ministério das Finanças explicou que a taxa de juro a aplicar aos empréstimos do Estado ao Fundo de Resolução “teve por base o custo de financiamento da República Portuguesa, acrescido de uma comissão” e garante que vai sendo “periodicamente atualizada”. Esta atualização será feita “de forma compatível com o indexante a considerar”, mas também “permitindo manter as condições de solvabilidade do Fundo de Resolução.”

Mas estas contas vão ser explicadas quando o Fundo de Resolução enviar os cálculos ao Parlamento, como revelou o presidente da comissão diretiva da entidade na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças sobre a situação do Banco Espírito Santo e Novo Banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faria de Oliveira: Bancos vão ficar “penhorados por 30 anos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião