Parque Escolar recebeu a maior fatia de fundos comunitários
Desde 2007, a educação foi a área que recebeu mais fundos europeus. O pódio é ocupado pela Parque Escolar, seguida da direção-geral do Ensino Superior, Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A requalificação das escolas públicas através da Parque Escolar foi o projeto português que mais verbas recebeu dos fundos comunitários. Numa contabilização feita pelo site SubsidyStories e avançada pelo Jornal Público, desde 2007, a educação foi a área que recebeu mais fundos europeus.
Numa análise mais detalhada, por entidade beneficiária, o pódio é ocupado pela Parque Escolar, seguida da direção-geral do Ensino Superior, Fundação para a Ciência e Tecnologia (bolsas de investigação) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, com duas dotações elevadas, graças às iniciativas Novas Oportunidades (de formação de adultos) e Inov Jovem (estágios profissionais).
Segundo o Público, e com base nos dados do mesmo site, à semelhança de Portugal só a Bélgica, Áustria e Irlanda têm a educação ou a formação profissional no topo dos projetos cofinanciados pela União Europeia.
Apesar de em Portugal, politicamente, se discutir os montantes comunitários gastos em projetos de infraestruturas, os dados recolhidos pelo SubsidyStories — um site desenvolvido por um conjunto de investigadores europeus — as empresas de infraestruturas de transportes Estradas de Portugal ou REFER só surgem depois da Educação. Mas, na maioria dos Estados-membros a prioridade tem sido a construção de estradas, autoestradas, ferrovias e restantes infraestruturas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parque Escolar recebeu a maior fatia de fundos comunitários
{{ noCommentsLabel }}