Sabe onde foram usados os fundos do Portugal 2020?

Empresas, escolas, estágios, bolsas, centros de saúde... São muitos (14 mil) os projetos apoiados pelo Portugal 2020. Saiba quais.

Dos 25,79 mil milhões de euros que Portugal tem disponíveis até 2020 já foram colocados a concurso 57%, ou seja, 14,7 mil milhões de euros (excluindo os 2,4 mil milhões destinados a estratégias de desenvolvimento territorial), revela o último relatório trimestral do Portugal 2020, referente a 31 de março.

Ou seja, já foram abertos 1.355 concursos, sendo que já só estão 190 abertos neste momento. Então o que é que isto significa em termos práticos no terreno? Significa, por exemplo que já foram apoiadas 12 mil empresas, das quais mil são novas ao nível dos sistemas de incentivos. O domínio da competitividade e internacionalização conta já com cerca de 5,3 mil milhões de euros disponibilizados para financiamento de investimentos.

 

Por outro lado, há mais de 1,4 mil milhões de euros aprovados no âmbito do sistema de educação. O mesmo relatório revela que os apoios aprovados nas áreas da educação ascendem a 12% do total e da ciência a 9% dos fundos aprovados. Isto reflete-se, por exemplo, no apoio a 66 mil bolsas.

Estes projetos determinam que os pagamentos do Fundo Social Europeu tenham registado um acréscimo de 215 milhões de euros no primeiro trimestre. O que faz deste fundo aquele que regista o segundo maior aumento em termos de pagamentos. O primeiro é o Feder com um aumento de 318 milhões de euros de pagamentos. O domínio do emprego viu aprovados projetos no valor de 750 milhões de euros que foram usados, por exemplo, para financiar mais de 45 mil estágios.

Ao nível do território, os fundos ajudaram a intervir em mais de 48 quilómetros de costa ou mais de 100 quilómetros de rede contra os incêndios. Os fundos aprovados no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso de recursos ascendem a 1,2 mil milhões de euros.

Finalmente, de destacar as verbas usadas ao nível da agricultura. Do investimento executado, o desenvolvimento rural é aquele que regista a maior
concentração com 1.162 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe onde foram usados os fundos do Portugal 2020?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião