E o mais barato é… o Jumbo. Mas por pouco

  • ECO
  • 24 Maio 2017

Na hora de poupar, conta o cabaz e o distrito onde se passeia o carrinho. A escolha mais barata é o Jumbo, seguido bem de perto pelo Continente. O Porto conseguiu o título de campeão nos preços.

O Jumbo conseguiu a medalha de ouro em 2016, pois foi a cadeia que deixou os consumidores guardarem o metal mais precioso: o das suas moedas. A cadeia sobe assim no ranking da DECO Proteste face a 2016, destronando o Continente por uma pequena margem. As lojas Continente são cerca de um ponto percentual mais caras, mas os preçários são bastante aproximados independentemente da estação do ano.

Quanto ao distrito com os preços mais baixos, o Porto leva o título, mas Faro e Vila real seguem-lhe as passadas. Uma família que gaste em média 150 euros pode poupar até 228 euros se fizer as compras no Porto. Se a despensa só ficar preenchida despendendo 400 euros por mês, a poupança no final pode ascender aos 600 euros. Em Lisboa, com as mesmas compras, só conseguiria poupar 500 euros.

Os cálculos da DECO tiveram como referência um cabaz de 243 produtos de todas as categorias. Continha as marcas mais vendidas: mais de metade eram marcas de fabricante e os restantes 40% marcas brancas, em sintonia com o comportamento do cliente mais comum.

Mas os comportamentos diferem: há quem prefira o peixe da praça, a carne do talho… e por isso a DECO disponibiliza uma ferramenta que lhe facilita as contas. Para além do mais, é certo que outros fatores pesam bastante na escolha da superfície, como a localização ou as marcas disponíveis. Mas segundo o mesmo estudo, os maiores persuasores parecem mesmo ser os mais pequenos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E o mais barato é… o Jumbo. Mas por pouco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião