Como se forma um aprendiz de CEO
Curso de 60 horas inclui formações em áreas multidisciplinares como finanças, recursos humanos e marketing. Segunda edição arranca em novembro.
Tudo se aprende, dizem. E, se ser CEO é a ambição da sua vida, o seu sonho profissional mais evidente, há espaço — e tempo — para aprender a sê-lo. Ou, pelo menos, para tentar. Braga organiza desde março a School of CEO [escola de CEO], um curso de 60 horas que decorre às sextas-feiras à tarde e aos sábados de manhã.
Trinta e dois anos separam a idade de Augusto Miranda da de Francisca Guedes. Mas o curso permitiu que se conhecessem na mesma situação: a de aprendizes de CEO. Os dois fazem parte da primeira turma da escola de Braga, uma parceria entre a Universidade do Minho, a InvestBraga e a Startup Braga.
“O mais importante foi o networking, conhecer pessoas novas, de idades muito diferentes e experiências muito diferenciadoras”, diz ao ECO Augusto Miranda. O consultor da área industrial, que criou a própria empresa em 1996 — que acabou por vender, anos depois, a uma multinacional — tornou-se recentemente investidor em ideias e negócios. Para isso, criou uma espécie de incubadora onde recebe e desenvolve ideias de negócio.
A oportunidade de participar na School de CEO — onde era o aluno mais velho — foi a hipótese ideal para rever conceitos conhecidos e dar-se conta de outros, novidade completa. “Casos do marketing digital, motivação ou contratação. Conheço-as mas, numa realidade, mais industrial, menos startup, menos tecnológica. É uma questão mesmo de apreender como os outros vivem determinadas situações e como estou a viver. E ver até que ponto, esta minha ideia nesta idade, de investir nas tecnologias — não sabendo muito de tecnologia mas tendo algum conhecimento de gestão –, está relacionada com o facto de poder ajudar as pessoas a concretizar ideias e projetos”, explica Augusto, em conversa com o ECO.
A primeira edição da escola de CEO, uma parceria entre a Universidade do Minho, a Startup Braga e a InvestBraga, arrancou em março deste ano. Os primeiros 24 aprendizes de CEO contaram formação em áreas tão diversas como finanças, recursos humanos ou marketing digital. Francisca Menezes, 24 anos, era a mais nova da turma.
Licenciada em Bioquímica e com um mestrado em Bioengenharia, Francisca viu no curso uma oportunidade para aprender coisas novas em áreas de que, até agora, pouco ou nada sabia. “Arranjei emprego enquanto delegada de informação médica. Identifiquei-me com o emprego mas sinto que ainda posso dar mais. Por isso inscrevi-me no curso para aprender mais acerca de outras áreas como marketing. Gostei tanto que agora gostava de o pôr em prática começando, por exemplo, arranjar emprego numa área de marketing”.
Mas engana-se, se pensa que foi no marketing que Francisca mais aprendeu.
O mais importante do curso, aprendi com as pessoas: que custa muito criar uma startup, que dá imenso trabalho, mas que o importante é não desistir.
A segunda edição da School of CEO arranca em novembro. As inscrições para o curso que forma Chief Executive Officers já estão abertas. O programa custa 900 euros.
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