Famílias com filhos terão IRS automático em 2018

  • ECO
  • 4 Junho 2017

Ainda não está definida a data concreta para que isto aconteça. De fora ficam os trabalhadores independentes.

As famílias com descendentes a cargo, e com rendimentos de trabalho dependente ou pensões, terão direito à declaração automática de IRS já no próximo ano. A informação é confirmada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Segundo o secretário de Estado, quem quiser ter direito a este modelo terá de aceder ao seu cadastro, no Portal das Finanças, e registar o número de contribuinte dos filhos.

“O Simplex para o ano de 2018 incluirá essa extensão do IRS automática, não a todos os casais com dependentes, mas, pelo menos, à maioria que, tendo rendimentos do trabalho dependente ou pensões, tenham também dependentes. Na segunda metade deste ano as pessoas poderão preencher o seu cadastro familiar e, a partir desse pré-preenchimento, o IRS poderá calcular automaticamente também as deduções e despesas que correspondem aqueles dependentes”, explica Rocha Andrade.

Ainda não há uma data certa para que isto seja possível. O secretário de Estado refere ainda que “o IRS automático poderá ser alargado” conforme os serviços tributários consigam “automatizar mais dados”. Assim, no futuro, “rendimentos de capitais, rendimentos prediais e de mais valias” também poderão ser incluídos no IRS automático.

De fora fica, para já, o trabalho independente. “Não creio que alguma vez possamos dizer que toda a gente estará no IRS automático, mas chegará a um ponto, se o processo continuar a bom ritmo, em que serão residuais as situações em que se não fará o pré-preenchimento”, admite Rocha Andrade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias com filhos terão IRS automático em 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião